APRESENTAÇÃO


Esta publicação reúne estudos sobre um conjunto de romances, alvo de discussão no I Ciclo Literatura Comentada, realizado, de abril a dezembro de 2012, pelo Centro Acadêmico Vinícius de Morais – CALVM (órgão estudantil vinculado ao Curso de Letras da Faculdade São Luís de França), com o apoio da gestão acadêmica e dos professores do curso.
Concebido como um projeto de extensão ligado à monitoria da disciplina Teoria Literária, de realização anual, o Ciclo Literatura Comentada, tem por finalidade levar estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados a um debate sobre obras literárias canonizadas pela crítica especializada e legitimadas pelas instituições oficiais do saber. O projeto, proposto pela então monitora da disciplina Ellen dos Santos Oliveira, surgiu da percepção da falta de familiaridade com a produção canônica estudada ao longo da formação em Letras, observada, sobretudo, entre os recém ingressos no curso. Esse quadro apontava para a necessidade de se promover, no âmbito do Ensino Superior, atividades complementares no sentido de contribuir à ampliação do horizonte de leituras do licenciando em Letras, tendo-se em vista, de modo especial, a atuação do futuro professor da área no âmbito do Ensino Básico, para quem, a nosso ver, se torna indispensável certa familiaridade com essa produção.
De fato, lamentavelmente, observa-se que, muitas vezes, o estudante de Letras ingressa no curso parcial ou totalmente destituído da vivência literária que lhe será exigida durante a graduação e depois, caso ele pretenda atuar como professor da área. Para isso, no entanto, conforme rezam os atuais parâmetros curriculares nacionais, esses acadêmicos terão, dentre outros, um importante desafio a abraçar, qual seja, o de contribuir, de maneira significativa, à formação de leitores qualificados. Quanto a isso, embora seja desejável certo ecletismo, o que implica a promoção da diversificação cultural das fontes de leitura, consideramos de suma importância o debate sobre os clássicos da literatura mundial, especialmente, os de língua portuguesa, sobretudo aqueles que, legitimados ao longo do tempo pelas instituições oficiais do saber, desempenharam um papel significativo na constituição de certo imaginário cultural tornado hegemônico.
Tendo em vista contribuir para tal debate, que se direciona, neste caso específico, à formação continuada do estudante e do profissional da área de Letras, no I uma série de vídeos e produções cinematográficas, disponibilizando-se, também, outros materiais multimidiáticos destinados à sensibilização literária e à ampliação do horizonte de leitura dos participantes. Além disso, no decorrer dos encontros mensais que compuseram o I Ciclo, os participantes contaram com palestras ministradas por professores atuantes no curso de Letras, voltadas a uma abordagem especializada das obras em enfoque. Dessa forma, intencionou-se fornecer ao público presente, em sua maioria estudantes universitários, elementos à elaboração de artigos sobre o material estudado, alguns dos quais compõem o corpus da presente edição.
Integram o conjunto dos textos aqui reunidos, além dos artigos de participantes ouvintes submetidos à comissão editorial responsável por esta coletânea, conferências proferidas por professores convidados, disponibilizadas em forma de artigo para publicação.
Excetuando-se o texto de abertura, no qual se procede a uma apresentação geral sobre a teoria do gênero romanesco, cada um dos artigos que compõem a coletânea se relaciona a um romance do elenco previamente selecionado para estudo. O primeiro desses é o clássico Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, que traz consigo a distinção de ser considerado o primeiro exemplar do gênero romanesco moderno. Além do clássico espanhol, encontra-se aqui, como tema de reflexão crítica, entre os romances produzidos, originalmente, em língua estrangeira, a obra prima de Flaubert Madame Bovary. Os demais são produções do século XIX e XX que se situam em momentos decisivos da história literária brasileira. São, respectivamente, os romances: O Guarani, de José de Alencar; O Cortiço, de Aloísio Azevedo; Quincas Borba, de Machado de Assis; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; e A Hora da estrela, de Clarice Lispector.
Com esta publicação, esperamos contribuir, de alguma forma, à atualização do olhar crítico sobre essas obras, aproximando-as assim do público contemporâneo, em especial, do público estudantil e do público docente em atuação na área de Letras e em áreas afins.
 Profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Coordenadora Geral do I Ciclo Literatura Comentada

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